Tempo de leitura: 3 minutos
Escrita na 3º ou na 4ª linha do pentagrama, a Clave de Fá é típica de instrumentos de extensão grave: Contrabaixo, violoncelo, tuba, trombone, fagote, piano, órgão, teclado etc.
Bem como a clave de sol, ela também é muito presente em livros de conteúdos mais complexos de teoria musical, harmonia, improvisação, arranjo, composição etc, então é importante conhece-la, mesmo que não seja a clave típica do seu instrumento, porque pode ser útil para estudos mais aprofundados.
Aqui nesse artigo quero estudar com você a leitura de partituras na clave de fá na 4ª linha, por isso, se você ainda não domina a teoria musical deste assunto, recomendo que leia primeiro o artigo Como Ler Partiruras aqui.
![Clave de Fá: Estudo Prático de Leitura de Partitura e Memorização [vídeo]](https://teoriamusicalemfoco.com.br/wp-content/uploads/2022/06/como-ler-partituras-clave-de-fa.jpg)
Como Ler Partituras na Clave de Fá
A clave de fá pode ser escrita na 3ª e 4ª linha, ou seja, significa que ela marca o lugar da nota fá na 3ª ou na 4ª linha.
Veja como fica o nome de todas as demais notas quando é escrita na 3º linha:

Agora perceba a diferença quando escrita na 4º linha:

Conheça algumas de suas formas antigas:

Obs.: Os dois pontos da clave de fá são na verdade resquícios do traçado horizontal da letra F.

Tudo bem até aqui?
Então proveite para baixar o ebook Como Ler Partituras para fazer os exercícios.
Ele Contém o Passo a Passo Completo Para Você Conseguir Ler Sua 1ª Musica Mesmo Sem Nunca Ter Estudado Teoria Musical. (É Grátis, Clique Aqui)
Agora podemos ir para prática e fazer as leituras da clave de fá na pauta musical.
Faremos isso com a clave de fá escrita na 4ª linha porque essa é a sua forma mais comum. Então nos vídeos abaixo você vai praticar a leitura e memorização das notas musicais nas:
- Linhas
- Espaços e
- Linhas e Espaços do pentagrama
Leitura e Memorização na Clave de Fá na 4ª Linha
1 – Linhas do Pentagrama
2 – Espaços do Pentagrama
3 – Linhas e Espaços do Pentagrama
O que você achou dos vídeos?
Estou estudando fazer mais artigos nesse formato e adoraria saber se foi útil para você, então compartilhe comigo a sua opinião nos comentários.
Eu também tenho um programa de treinamento em que ensino como ler partituras com fluência. É o curso Leitura Musical Fluente.
Se você sente que é a hora de dar mais um passo, não deixe de conhecer o método, clique aqui para saber mais.
Lembre-se de escrever sua opnião aqui embaixo e compartilhar esse artigo nas suas redes sociais ou com um amigo que você acredita que também vai gostar,
Fico por aqui e até o próximo artigo. 😉
Deixe um comentário