[Teoria Musical PDF] O Passo a Passo Para Conseguir Ler a 1ª Partitura (Grátis)

Tempo de leitura: 3 minutos

Saber Como Ler Partituras é o calcanhar de Aquiles de muitos músicos, mesmo para os mais experientes. E acredite ou não, é possível dar os primeiros passos em teoria musical com um simples PDF.

Pensando nisso o Teoria Musical em Foco preparou um completo eBook com tudo o que você precisa saber para ser capaz de ler a partitura da sua primeira música.

Até o final da leitura deste ebook você também vai entender o que a alfebetização infantil me ensinou sobre ler partituras e como isso pode te ajudar a perder o medo de teoria musical.

teoria musical pdf
Ebook Como Ler Partituras

O que você encontrará nesse PDF de Teoria Musical?

Esse guia irá ensinar tudo o que você precisa saber para começar a ler partituras, desde os conceitos básicos sobre música e som até indentificar o nome das notas musicas e primeiras divisões rítmicas.

Nessa jornada rumo ao maravilhoso mundo de mais música no repertório sem precisar tirar as músicas de ouvido ou de um professor para ensinar nota por nota, você ainda saberá mais sobre o que é necessário dominar de teoria musical para ser fluente na leitura de partituras.

Veja um pequeno sumário desse eBook:

  • O QUE É LEITURA MUSICAL ENXUTA
    1. PRINCÍPIO DE PARETO
    2. POR ONDE COMEÇAR

  • OS TRÊS PASSOS PARA FLUÊNCIA

  • PASSO 1 – NOTAS MUSICAIS
    1. MÚSICA E SUAS DIVISÕES
    2. SOM E SUAS PROPRIEDADES
    3. PENTAGRAMA OU PAUTA MUSICAL
    4. LINHAS E ESPAÇOS SUPLEMENTARES
    5. CLAVE DE SOL, FÁ E DÓ
    6. COMO MEMORIZAR

  • PASSO 2 – DIVISÃO RÍTMICA
    1. VALORES INTEIROS
    2. FIGURA MUSICAIS

  • PASSO 3 – NOTAÇÃO MUSICAL ESSENCIAL
    1. RITORNELLO

Leia o Início do Livro…

O que é Leitura Musical Enxuta?

Antes, preciso explicar como aprendemos a ler…

Eu sei que é óbvio, mas confie em mim… É necessário..

O processo de comunicação já começa a ser estabelecido logo após o nascimento de uma criança (para não dizer que é no ventre da mãe, não é verdade?).

Por exemplo, é através do choro que a criança consegue manifestar fome, desejo ou algum desconforto logo nos primeiros dias de vida.

Primeiramente, depois de OUVIR repetidas vezes palavras como “mamãe”, “papai” e depois de muito observar gestos e expressões faciais, é que a criança começa a falar e repetir tudo que aprendeu com essas experiências.

Então é só na alfabetização que ela descobre a existência de uma “foto”, uma imagem, uma forma gráfica de tudo aquilo que ela já conhece do dia a dia.

Portanto, lembre-se que é apenas depois dessa etapa de alfabetização que os conceitos e definições (de uso analítico) começam a ser ensinados como, por exemplo: o que é verbo, substantivo, frase, oração, morfologia, sintaxe etc.

Por isso é lógico concluir que ninguém aprende o que caracteriza uma “Oração Subordinada Adjetiva Restritiva” sem antes ter aprendido que B com A é BA.

Com a música acontece de forma semelhante, ou seja, você não precisa ser um expert em teoria musical para ser capaz de aumentar o seu repertório de músicas com a leitura de partituras.

Começou a perceber onde quero chegar?

Então clique aqui para baixar o e-book de teoria musical em pdf para continuar a leitura (É Grátis).

Baixe o eBook sobre Como Ler Partituras (É 100% Grátis!)

Esse artigo é uma pequena amostra do conteúdo que o eBook poderá oferecer a você.

Se você quiser saber ainda mais sobre como ler partituras, quero convidar você a baixar esse eBook hoje mesmo para ter em suas mãos uma visão ampliada sobre como é simples aprender a linguagem universal dos músicos.

Eu adoraria saber a sua opinião sobre o eBook através de um comentário logo aqui abaixo.

E caso ele tenha sido útil para você, aproveite para compartilhá-lo com um amigo que precisa de dicas como essas para aprender novas músicas.

Aproveite também para ler o artigo como ler partituras aqui do blog.

Até o próximo artigo!

Deixe um comentário